CNEC
Colégio Cenecista
Nossa Senhora de Fátima

O menor caminho entre você e faculdade.
cnecabaete@yahoo.com.br
37 3541-1022
Av. Barão do Indaiá, 550 - Abaeté - MG
CNEC
Abaeté - Terça-feira, 22 de julho de 2014.
Destaque
 
Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século

Nesta antologia, o professor Italo Moriconi apresenta os cem melhores textos do gênero produzidos no Brasil ao longo do século 20. Seguindo rígidos critérios acadêmicos e pautado somente pela qualidade e pelo sabor dessas pequenas obras-primas, esta coletânea faz um passeio pela mais deliciosa e contundente ficção curta produzida no Brasil entre 1900 e o fim dos anos 90. Uma antologia capaz de traduzir as mudanças do país e as inquietações de várias gerações de brasileiros, em cem anos de produção literária. Para ilustrar esse instigante e rico panorama, Moriconi escalou craques como João do Rio, Clarice Lispector, Lima Barreto, Graciliano Ramos, Carlos Drummond de Andrade, Dinah Silveira de Queiroz, J.J.Veiga, Rubem Fonseca, Ana C. César, Otto Lara Resende, Fernando Sabino, Hilda Hilst, Dalton Trevisan, Moacyr Scliar, Lygia Fagundes Telles, Victor Giudice, João Antônio, Luiz Fernando Veríssimo, Raduan Nassar e Nélida Piñon, entre outros.

Clique aqui para acessar o forum

_____________________________________________________________________________________________________________
 
Clique nos links abaixo para acompanhar o projeto
       
              

Público-alvo
Alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio

Justificativa
       Para algumas pessoas, vida saudável é simplesmente evitar doenças. Na verdade o conceito é muito mais amplo, vai muito além. Hoje já sabemos que vários fatores influenciam a saúde, como: o relacionamento no meio familiar e no trabalho, o local em que se vive, o estado emocional e até mesmo o estado espiritual da pessoa. Se tudo isso não estiver harmônico, o indivíduo fica doente com mais facilidade. Portanto, para uma vida saudável é necessário encontrar um ponto de equilíbrio e, esse ponto é obtido com os valores do bem-estar físico, mental, social e espiritual.
       Bem-estar significa a pessoa estar bem consigo mesma. Essa sensação depende de muitos fatores. A predisposição genética de cada pessoa é um desses fatores, além do ambiente em que se vive, dos cuidados que se tem com a saúde e da disposição psicológica para enfrentar a vida.
       Para que a pessoa possa ter um bem-estar físico, é necessário aprender como prevenir doenças, quais os hábitos saudáveis que devem ser praticados, ter um sono adequado e disposição para exercícios físicos. É importante aprender a preparar o básico de pratos nutritivos com alimentos saudáveis e os hábitos e horários corretos da boa alimentação.
       O bem-estar mental pode ser obtido pelo equilíbrio emocional e o bom convívio familiar e social. O estresse, a depressão, o nervosismo e principalmente a ira, bloqueiam o sistema imunológico, diminuindo a defesa contra doenças. O lazer é parte fundamental no processo do bem-estar mental.
       Muitas pessoas não sabem, mas a plenitude da vida saudável só é alcançada através de decisões pessoais, ou seja, é necessário querer, buscar e se empenhar para conseguir a boa saúde. Alcançar a vida saudável pode ser uma tarefa simples desde que se tenha o desejo, se faça um planejamento, direcionando as prioridades e mudança de hábitos.
       A mudança para uma vida saudável não é urgente, mas é prioritária. A prática da vida saudável irá pavimentar o crescimento e aperfeiçoamento individual em busca da felicidade. Ela pode ser praticada por todos e em qualquer fase da vida.
       Muitas pessoas têm vários tipos de preocupações, o trabalho, a família, a escola, os relacionamentos, mas esquecem de pensar na sua saúde ou na prevenção de doenças. Muitas doenças iniciam na juventude, mas só vão se manifestar na idade madura. Se cada pessoa fizer o seu planejamento de vida saudável desde a infância, passando pela adolescência, os índices de doenças  serão reduzidos na vida adulta e maturidade.
       Os adolescentes devem estar sempre fisicamente ativos e afastar hábitos perigosos como fumo, excesso de bebidas alcoólicas, uso de drogas e comportamento sexual de risco para as doenças sexualmente transmissíveis.
       Devido à transição nutricional, há a necessidade de adoção de práticas educativas com escolares, que mostrem os benefícios de uma alimentação saudável, pois as crianças vêm adquirindo o padrão alimentar dos adultos e estão desenvolvendo precocemente as doenças crônicas não transmissíveis como obesidade, diabetes, dislipidemia e hipertensão.
       As experiências mostram que transmitir informações a respeito do funcionamento do corpo e descrição das características das doenças, bem como um elenco de hábitos de higiene, não é suficiente para que os alunos desenvolvam atitudes de vida saudável. A preocupação com a nossa saúde deve ser passada, mostrando quão importante é praticar a boa alimentação, o bem-estar físico, mental, social e espiritual. Entretanto é necessário colocar em prática  no educar para a saúde, levando em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes no dia-a-dia.
       O projeto “Projeto Vida Saudável”, é uma proposta que possibilita uma aprendizagem efetiva e transformadora de hábitos de vida. Ao educar para a saúde de forma contextualizada e sistemática, toda a equipe contribui de forma decisiva na formação de cidadãos capazes de atuar em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoal e da coletividade.

Objetivo geral:

Demonstrar o quanto a qualidade de vida é importante para a saúde do ser humano e provocar uma mudança de posturas e hábitos.

Duração

Durante todo o ano letivo

Temas que poderão ser desenvolvidos:

Alimentação saudável
A prática de atividades físicas
Higiene
Reutilização de alimentos
Poluição
Educação Sexual
Drogas
Esporte

Recursos:

O professor trabalhará de forma interdisciplinar, utilizando vários recursos e estratégias como:
Leituras
Debates
Pesquisas
Tecnologia (Vídeo aulas, internet, apresentações, etc.)
Conversas informais
Palestras
Visitas programadas
Jornais e revistas
Filmes
Atividades escritas diversificadas com conteúdos específicos
Músicas
Jogos
Brincadeiras
Atividades práticas e outros

Culminância

   Será realizado um evento numa praça da cidade com a participação de pais, alunos, familiares, profissionais da escola e a comunidade.
   Serão convidados: 
     * Profissionais da saúde, como médicos, dentistas, para a realização de pequenos postos onde poderão dar dicas de saúde e higiene, medir pressão, olhar o nível de glicose no sangue, distribuir panfletos e quites de higiene, etc.
     * Professores de Aeróbica
     * A COPASA para fazer a distribuição de água potável.
            Os profissionais e alunos da escola proporcionarão à comunidade momentos de lazer e descontração, através de jogos e brincadeiras.

Avaliação

Contínua e processual. A avaliação acontecerá através do acompanhamento pedagógico durante o desenvolvimento do projeto. Ela acontecerá por meio de reuniões com docentes e conversas formais e informais com alunos, pais e professores.

______________________________________________________________________________________________________________

PROPOSTA DE TRABALHO
EDUCAÇÃO INFANTIL

Maternal 1: Professora Valdete

Alimentação saudável

 Objetivos específicos:

  • Levar os alunos a identificar os diversos tipos de alimentos (frutas, verduras e legumes) e  a importância  deles  para saúde.
  • Desenvolver hábitos de uma alimentação saudável
  • Desenvolver os sentidos
  • Desenvolver a oralidade

Etapa 1:  Frutas
Duração:  Março a Junho

Problematização: Visita de uma mãe para conversar e fazer suco com as crianças.

Atividades:

  • Levar um cartaz para a sala com os assuntos que serão estudados e atividades que serão desenvolvidas. (O que faremos?)
  • Na rodinha da fruta, trabalhar cores, nomes e paladar.
  • Fazer caixa surpresa para trabalhar tato e olfato.
  • Produção de cartazes, com gravuras retiradas de revistas.
  • Visitas de todas as mães em dias diferentes para fazer receitas de sucos variados e uma salada de frutas.
  • Ensinar músicas sobre frutas.
  • Fabricar jogo da memória e outros com desenhos de frutas.
  • Atividades de pintura e colagem no A3 para a confecção de um livrão.

 

Maternal 2: Professora Bruna

Alimentação, Higiene e Meio Ambiente

 Objetivos específicos:

  • Adquirir hábitos e atitudes necessárias para uma boa alimentação;
  • Reconhecer a importância de uma boa alimentação;
  • Diferenciar grupos de alimentos e suas funções;
  • Incentivar os bons hábitos alimentares;
  • Identificar a preferência alimentar dos alunos;
  • Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
  • Reconhecer os alimentos que fazem bem à nossa saúde;
  • Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos;
  • Discutir as formas de higiene corporal, bucal, etc;
  • Reconhecer a importância de cuidar do meio onde vivemos;
  • Conhecer lugares diferentes;
  •  Estimular práticas corretas de higiene;
  • Cuidar do meio escolar e familiar.

 Problematização: Visita da dentista Ana Cristina (mãe de aluno da sala)

 Etapa 1:  Alimentação Saudável
Duração: Março a Junho

Atividades:

  • Perguntar às crianças o que elas gostariam de saber sobre o assunto e fazer em rodinha um cartaz.
  • Levar um cartaz para a sala com os assuntos que serão estudados e atividades que serão desenvolvidas. (O que faremos?)
  • Aprender a lavar as frutas.
  • Conhecer os tipos de frutas observando, manuseando, experimentando.
  • Conhecer vários tipos de verduras através de uma visita a uma horta.
  • Fazer receitas na sala de aula como: Salada de fruta, bolo de cenoura, gelatina e sucos.
  • Fazer desenhos livres e dirigidos.
  • Modelagem de alimentos.
  • Montagens de gravuras.
  • Atividades criativas com materiais diversos como tintas, cola, giz, papel crepom.
  • Elaboração de um livrão com as atividades escritas do projeto.

 

Maternal 3: Professora Fernanda

 Higiene e alimentação

Objetivos específicos:

  • Levar o aluno a perceber a necessidade em adquirir bons hábitos de higiene e alimentação.
  • Fazer com que incorporem a higiene em seu comportamento de forma espontânea.
  • Fazer com que as crianças percebam e saibam ter um comportamento sadio em um ambiente limpo sabendo diferenciá-lo de um ambiente sujo.

Problematização: Visita do dentista Norberto (pai de aluno da sala)

 Etapa 1: Higiene do corpo
Duração: Março a Maio

Atividades:

  • Perguntar às crianças o que elas gostariam de saber sobre o assunto e fazer em rodinha um cartaz.
  • Levar um cartaz para a sala com os assuntos que serão estudados e atividades que serão desenvolvidas. (O que faremos?)
  • Contar histórias
  • Registro de Atividades através de fotos, atividades escritas, etc.
  • Atividades na Lousa interativa.
  • Banho da Boneca (com a participação de pais ou de uma enfermeira).
  • Salão de Beleza (com a participação da família)
  • Palestra com um dentista.
  • História: “O Nariz da Zebrinha”
  • Música - Paródia de atirei o pau no gato
    "Eu contei uma história, ria, ria,
    De uma Zebrinha, nha, nha,  infeliz, liz liz!
    A Zebrinha, nha, nha, era sapeca, ca, ca,
    Não limpava, não limpava o nariz! ECA!

 

 1º Período: Professora Erika

Alimentação Saudável e Reaproveitamento de Alimentos

Objetivos específicos:

  • Desenvolver hábitos alimentares saudáveis através de uma boa alimentação e identificar quais alimentos que não podem faltar no cardápio do nosso dia a dia;
  • Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo.
  •  Valorizar o momento reservado à alimentação.
  • Ensinar como aproveitar alguns alimentos, evitando o desperdício.
  • Apresentar na prática receitas simples e ricas em nutrientes.

 Problematização:  Visita da nutricionista Gláucia

Etapa 1: Frutas
Duração: Março a Maio

Atividades:

  • Perguntar às crianças o que elas gostariam de saber sobre o assunto e fazer em rodinha um cartaz.
  • Levar um cartaz para a sala com os assuntos que serão estudados e atividades que serão desenvolvidas. (O que faremos?)
  • Trabalhar o paladar, com frutas doces, azedas, amargas etc.
  • Fazer um quebra cabeça das imagens de frutas.
  • Pesquisar e registrar sobre a alimentação da família num todo.
  • Fazer desenhos livres e dirigidos.
  • Enviar para casa com atividades do projeto.
  • Fazer um mural com frutas preferidas de cada criança.
  • Contar histórias sobre frutas.
  • Fazer pesquisas
  • Convidar família para fazer suco de frutas.
  • Fazer salada de fruta.
  • Fazer registros das atividades realizadas.

 

2º Período: Professora Beatriz

ESPORTE

Objetivos específicos:

  • Incentivar as crianças a praticarem atividades físicas.
  • Proporcionar momentos agradáveis através das práticas de atividade física visando fortalecer vínculos de profissionais da área com as crianças envolvidas.
  • Avanço das crianças nas qualidades psicomotoras e também o seu convívio social.
  • Estimular as crianças a terem uma alimentação saudável visando a importância desta para a prática de esportes.

Problematização:  Visita de um profissional da área de Educação física  para falar sobre a importância das atividades físicas para uma vida saudável.

Etapa 1: Rítmicas
Duração: Março a  Maio

Atividades

    • Perguntar às crianças o que elas gostariam de saber sobre o assunto e fazer em rodinha um cartaz.
    • Levar um cartaz para a sala com os assuntos que serão estudados e atividades que serão desenvolvidas. (O que faremos?)
    • Assistir vídeos com atividades físicas como: dança aeróbica, zumba, ginástica, jump, balé, etc.
    • Pedir para um profissional desta área nos visitar e ensinar um pouco das habilidades rítmicas.
    • Atividades na lousa interativa.
    • Visitar instituições de acordo com os interesses da turma, como balé, dança, capoeira, etc.
    • Fazer registros depois da realização de cada tarefa prática.
    • Fazer cartaz com alimentos necessários para uma vida saudável e que ajudam na prática de atividades físicas.
    • Fazer uma receita indicada por um profissional da área.
    • Envolver atividades de Para Casa ao tema.
    • Confeccionar panfletinhos que falam da importância de atividades físicas em nossa vida.
    • Realizar uma aula de diferentes danças rítmicas para alunos e responsáveis.

___________________________________________________________________________________________________________

PROPOSTA DE TRABALHO
FUNDAMENTAL I

Objetivos específicos

  • Incentivar aos alunos a adoção de posturas e hábitos que valorizem uma vida saudável, seja em casa, seja na Escola, e por onde eles forem;
  • Conscientizar os alunos de que os hábitos de higiene não trazem somente benefícios estéticos, mas também benefícios à saúde;
  • Identificar doenças causadas por falta de higiene, provocadas por ingestão de microorganismos causadores de doenças e verminoses, ingestão esta que se dá quando a criança leva a boca a mão suja ou alimentos manuseados sem a devida higiene;
  • Adotar hábitos de autocuidado, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo;
  • Promover a comunicação entre Escolas e unidades de saúde, assegurando a troca de informações sobre as condições de saúde dos estudantes;
  • Conscientizar a respeito da importância da alimentação para a qualidade de vida.

Tema

O projeto se desenvolverá em etapas com diversos sub-temas relacionados a uma vida saudável: Sexualidade, Convivência, Alimentação, Doenças causadas por falta de higiene e Higiene Bucal.

Desenvolvimento

O professor trabalhará de forma interdisciplinar, dentre as atividades a serem desenvolvidas destacamos: leitura, debates, vídeos (sala 3D), palestras, músicas, jogos e brincadeiras.

Vale destacar que o sucesso de uma proposta como essa exige esforço integrado de todos os professores, coordenadores e demais profissionais da educação, por meio de métodos interativos, integrados ao currículo, e que valorizem a saúde.

___________________________________________________________________________________________________________

PROPOSTA DE TRABALHO
ENSINO FUNDAMENTAL II

Objetivos Específicos:

  • Entender a realidade dos alunos ‘’GERAÇÃO BATATA FRITA’’.

Pedagogia do Projeto:

  • Empreendedorismo do aluno e escola em busca do envolvimento com a questão em debate.

Nesse perfil, a escola tem como foco, metas, objetivos, mas para isso necessita de encantamento, motivação, carisma, inovação, mostrando ao aluno a necessidade de mudar hábitos do dia a dia, seja alimentares e/ou de comportamento (sedentarismo, obesidade, anorexia, dependência desenfreada do pai / mãe, etc.).

  • Caminhar como um todo, com foco especial para o Ensino Fundamental II.
  • Aulas contextualizadas / interdisciplinares.
  • Encantamento do aluno, pais, professores para a eficiência do trabalho escolar.
  • Desejo / motivação tendo como ferramenta um aliado denominado tecnologia, consulta de sites interativos, no qual o esboço da aula e do que se busca como meta do projeto estará bem definido a caminho de novos ares interpretando, motivando com o intuito de entender o nosso meio, administrando tempo, relatando experiências familiares da nossa saúde, gerando debates e trocas de experiências para uma alimentação saudável e reeducativa.

 Esboço de trabalhos interdisciplinares:

  • Do 6º ao 9º Ano – roteiro para coleta de dados sobre a saúde, sendo que a cada ano escolar aprofunda se na pesquisa / ação.
  • Leitura de livros paradidáticos, jornais, revistas sobre o tema saúde culminando com seminários, apresentações durante o recreio para reflexão do tema estudado, sendo pelo menos um assunto explorado por cada turma por quinzena com esse objetivo.
  • Postagem de artigos no site CNEC aproveitando a produção de alunos e professores.
  •  Ideia de projetos / trabalhos sempre interdisciplinares, explorando questionários para os alunos escreverem um pouco sobre hábitos alimentares, preocupação com doenças, vacinação, HPV – tema de campanha de vacinação para mulheres entre 11 e 13 anos, lançada pelo Ministério da Saúde.

____________________________________________________________________________________________________________

PROPOSTA DE TRABALHO
ENSINO MÉDIO

Objetivos específicos:
Levar o aluno a ter hábito de alimentação saudável
Levar o aluno a refletir sobre o perigo de medicação emagrecedora e bombas
Levar o aluno à reflexão sobre a preservação do meio ambiente
Levar o aluno à reflexão sobre  cuidados com o lixo e doenças provocadas por ele.

Desenvolvimento ao longo do ano
Estratégias:
Palestras
Vídeos
Pesquisa de campo
Debates
Visitas pela cidade

Leitura
Produção de textos
Postagem de trabalho e/ou fotos no site.

Responsáveis pelo desenvolvimento do projeto:
Professores das turmas

Periodicidade: O tema será desenvolvido de maneira interdisciplinar. Será trabalhado pelo menos uma vez por semana por um professor.

 

Notícias
 
18/7/2014 - 2º Período - Copa do Mundo
18/7/2014 - 2º Período - Aniversário do Gabriel Henrique
18/6/2014 - 1º Período - Dança
18/6/2014 - 1º Período - Recreação
18/6/2014 - 1º Período - Dia das Mães
18/6/2014 - Maternal 2 - Reconto do Carlos - Tito, o Tigre
18/6/2014 - Maternal 2 - Reconto do Arthur - A Bezerrinha Mumu
18/6/2014 - Maternal 2 - Reconto do Herik - Tuto, o Urso Panda
18/6/2014 - Maternal 3 - Dia das Mães
18/6/2014 - Maternal 3 - Reconto Nicole
18/6/2014 - Maternal 3 - Reconto Mary Ane
18/6/2014 - Maternal 3 - Reconto Miguel Dias
18/6/2014 - Maternal 3 - Experiência do Livro
18/6/2014 - Maternal 3 - Reconto Miguel Henrique
18/6/2014 - Maternal 3 - Passando Debaixo da Corda
 
Avisos

23/5/2014 - Neste sábado (24/05/2014) será dia letivo, com o horário de Segunda-Feira!
19/3/2014 - Mostra Cultural do 5º Ano dia 19/03/2014 (Quarta feira) às 16:00 no auditório da CNEC
17/3/2014 - Reunião de Pais dos alunos da 2ª Série Ensino Médio dia 18/03/2014 (Terça Feira) às 18:30 no auditório da CNEC
17/3/2014 - Reunião de Pais dos alunos da 1ª Série Ensino Médio dia 17/03/2014 (Segunda Feira) às 18:30 no auditório da CNEC
 
Av. Barão do Indaiá, 550 - Centro - Abaeté - MG - Tel: (37) 3541-1022
Todos os direitos reservados - © 2012 .